terça-feira, 3 de setembro de 2013

Entenda Como é a Formação Médica na Bolívia

Entenda Como é a Formação Médica na Bolívia

Existe Vestibular na Bolívia?
- Sim, mas somente nas faculdades federais. Quem forma nas faculdades federais não precisa fazer o Exame de Graduação. (Ver abaixo).
- Nas faculdades particulares não tem vestibular. Mas quem se forma nas faculdades particulares é obrigado a fazer o Exame de Graduação.

Qual o Tempo de Graduação na Bolívia?
- São 06 anos, ou seja, 12 semestres na UDABOL com (Somando com o Internato possui 11873 horas) que são divididos da seguinte forma:
- 05 anos (10 semestres, ou seja, do 1º ao 10º) divididos entre teorias, laboratórios e práticas hospitalares. TOTAL HORAS: 5520 (TOTAL CRÉDITOS: 552
- 01 ano de INTERNATO (11º e 12º semestres), sendo: 03 meses de Cirurgia, 03 meses de Pediatria, 03 meses de Clinica Médica e 03 meses de Ginecologia e Obstetrícia. TOTAL HORAS: 6353 (TOTAL CRÉDITOS: 634)

O Que Acontece Quando Termina o Internato?
- Terminado o internato o aluno é obrigado a fazer a PROVINCIA que é um serviço rural obrigatório de 03 meses em um lugar pré-determinado pelo Ministério da Saúde da Bolívia.
- Tanto os alunos das universidades federais como das particulares são obrigados a fazer essa prestação de serviço ao governo boliviano. Esse processo ainda faz parte da graduação médica.

Terminado a Provincia o Que Acontece?
- Os alunos das faculdades particulares tem que prestar o EXAME DE GRADO ou EXAME DE GRADUAÇÃO, como se fosse o Exame de Ordem da OAB no Brasil.
- Se o graduando não passar neste Exame de Grado, ele não recebe seu Diploma Médico. Terá que estudar para prestar novamente o Exame de Grado, que é realizado 02 a 03 vezes por ano.
- O Exame de Grado é uma junta médica, com médicos dos hospitais, docentes das faculdades, representante do Colégio Médico (como se fosse o CRM do Brasil).
- Durante o Exame de Grado, o candidato tem 01 hora para examinar um paciente que vai ser determinado pela Junta Médica e terá que fazer a História Clinica, Hipótese Diagnostica e Tratamento, além de defender o caso perante uma Bancada Examinadora.

Quando Recebo o Meu Diploma de Médico?
- Somente depois de aprovado no Exame de Graduação.
Diferença Entre Brasil e Bolívia
- Na Bolívia não existe vestibular (universidades particulares), mas o aluno só recebe o Diploma Médico depois de ser aprovado no Exame de Grado, provando que ser apto para exercer a profissão médica.

http://www.udabol.edu.bo/sedes-y-carreras/santa-cruz/carreras/medicina